Cansado

Estou me sentindo cansado. Na verdade acho os finais de ano sempre horríveis, pois para nós professores é o momento onde nos preparamos para a maior carga de assédio moral. Aliada a maior carga de trabalho e fechamentos de notas. Dessa maneira influenciados pelo cansaço nos sentimos tristes e manifestamos aquilo que guardamos por todo o ano.

Me sinto cansado das crises de ansiedade. Sentir meu coração pular no meu peito sem estar próximo de quem faz ele palpitar é ruim, pois traz consigo a carga das negatividades psicológicas do meu trabalho. Me faz ter pensamentos ruins e acreditar por alguns momentos que realmente tudo vai dar errado, ou que não vou ter forças para suportar mais um momento de tensão. O pior é que parece tudo tão fácil e pequeno, mas aos olhos de uma mente cansada tudo fica complexo e monstruoso. As coisas se transformam e ficam muito difíceis de concluir.

Nessas horas sinto que é mais fácil mudar de área e tenho certeza de que não quero mais isso pra mim. Começo a mandar currículos e a anunciar o meu desejo de recomeçar e encontrar algo que me dê mais prazer.

Enquanto escrevo esse texto, pois estou cansado, minha cabeça me diz: Comece a fechar as notas, termine de preencher seus livros, prepare suas provas de recuperação final, termine de escrever os relatórios dos seus alunos, prepare aula, corrija trabalhos, e escreva aquele texto que te pediram para escrever. E eu só posso pensar que estou cansado de mais para continuar e tão atarefado quanto para ir dormir.

Desistir parece uma opção bem viável as vezes, mas talvez a esperança me faça continuar. A esperança de que leis possam motivar mudanças verdadeiras em nosso trabalho nos levando a plenitude da docência. De verdade eu não sei o que me faz continuar no final do ano além da esperança de ter férias, já que me sinto triste e acho que muitos assim como eu se sentem pressionados e tristes.

O pior é que quando vem as férias e o cansaço vai embora o que vem é a saudade. Saudade da mais ingrata gratificante profissão. Pois ver a transformação e o amadurecimento dos meus alunos não tem preço. Exceto a minha saúde enquanto as pessoas não conseguirem enxergar a importância de nós professores.

Deixe um comentário

