Por que Exu?

Bem na verdade, muito demonizado pela sociedade, influenciada por concepções cristãs medievais, assim como qualquer ser politicamente pensante no país que luta por direitos éticos também tem sido demonizado. Acredito que unir esses dois termos no nome do blog valorizam o que eu sou enquanto indivíduo.

Participante de uma religião de resistência, que desde o período colonial brasileiro, simplesmente por ser afro. Demonizada por ser uma religião daqueles que eram reificados pela sociedade cristã medieval. Uma alcunha que os africanos aproveitaram com muita inteligência, pois o medo da sua religião “demoníaca” aliviava seus castigos pelos senhores de engenho.

exu imagem

Exu é um orixá ligado ao movimento à força e ao fogo, uma ótima desculpa para os cristãos medievais poderem dissociar a imagem do escravo africano das virtudes europeias que tanta “ventura” trariam a uma América controlada pela bestialidade indígena.

Tanto eurocentrismo, ou talvez seja melhor o termo egocentrismo, apenas perpetuou através dos séculos a teórica superioridade dos Europeus em relação aos que seriam países subdesenvolvidos. Mas junto com isso segregou historicamente as populações tradicionais do Brasil, assim como marginalizou toda a cultura afro nacional.

Dessa maneira como uma questão de protesto, em nome da diversidade e da ética, que tanto combinam comigo; é que eu escolhi um nome tão polêmico para meu livre espaço de ideias

exu logo1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s